A importância do Webjornalismo
Ontem me lembrei de uns trabalhos da faculdade. O que me marcou foi esse trabalho do Webjornalismo que realizei junto com a minha amiga Vanessa Amorim neste ano. A sensação de conseguir uma entrevista com o editor da Revista Carta Capital foi maravilhosa.
Leia abaixo a entrevista com o Celso Marcondes, editor da Carta Capital que explica um pouco sobre a Revista Carta Capital, a importância do Webjornalismo, a rotina da redação e entre outras coisas. Você que é iniciante do curso de Jornalismo, vale a pena conferir.
Vídeo de Celso Marcondes, explicando sobre o
webjornalismo e a redação.
A redação da Carta Capital conta com uma equipe de seis pessoas: um editor que é o Celso Marcondes, 57 anos, dois jornalistas e três estagiários. Sobre o site da revista é o próprio Celso que faz a edição, pois é um veículo que segue a mesma linha editorial da revista.
A revista Carta Capital não é uma revista que trata de superficialidades e também não trata de celebridades. A revista carta capital aborda assuntos como política, cultura e economia. “O público é específico, mais interessado por essas áreas e procuram uma análise mais aprofundada dos fatos. É um público que gosta de formar a sua opinião depois de ouvir opiniões diferentes.” diz Celso.
A importância do webjornalismo se torna vital e importante para o crescimento e a rapidez das informações entre os jornalistas e grandes empresas de jornais e revistas. O processo do webjornalismo é considerado importante para a revista. Celso diz o porquê: “Vou falar das parcerias importantes que temos: The Economist a qual vocês podem perceber na capa da revista há um selo identificando. Na revista tem um caderno especial com temas específicos, notícias que saem da Inglaterra e Líbia. Temos parceria com a revista Envolverde que aborda notícias como o meio ambiente. Com essas parcerias chegamos a um conteúdo diferenciado no site.”
Sobre a rotina da redação da carta Celso deixa claro de que é muito corrido “Trabalhamos em um ritmo forte, todas as manhãs fazemos um levantamento de notícias de jornais, internet. Procuramos fazer uma inovação imediata das atualizações. Apurar novos acontecimentos das matérias que estão sendo colocadas no site ao longo do dia até o fechamento no começo da noite.” diz.
Também deixa claro que o objetivo da Carta Capital é dar informação de primeira mão. “Com o terremoto que ocorreu no Japão nós conseguimos fazer um acompanhamento bem adequado. Passado os primeiros impactos e primeiros dias, o que estimulou era continuar fazendo mais buscas de matérias jornalísticas. Era preciso avaliar sempre a causa do terremoto com os estudiosos.” comenta.
A carta capital já passou por diversas reportagens e grandes momentos. Questionado sobre a melhor matéria da revista, Celso respondeu “Foi durante as eleições presidenciais, a cobertura jornalística foi tão grande que o site teve um bom destaque.”
Em relação sobre a tecnologia isso não pode ficar de fora. O jornalismo hoje em dia depende desse grande avanço. A diferença entre antes e depois com a internet, é relativamente incomparável “Antes no jornalismo, não tinha computador e usava máquinas de escrever e também não tinha celular. O processo de informações era mais lento. Hoje em dia as coisas mudaram muito. O jovem busca mais informações pela internet do que o jornal e a revista.” diz Celso.
E quais são os conselhos para ser um bom redator? Celso dá a dica “O jornalista não deve ser mal informado. Tem que ter a consciência do que vai escrever. É um pecado não checar as informações. Precisa saber a veracidade dos fatos e ter a segurança do que está certo antes do seu supervisor verificar a matéria.” conclui. (Por Gabriela Orrutia e Vanessa de Amorim)
Leia mais...