domingo, 25 de setembro de 2011

V Ciclo de Comunicação Social - Exército

    Indescritível. É com esta palavra que começo a escrever sobre o V ciclo de comunicação social do comando militar do sudeste.
   
   Para quem não sabe, o ciclo de comunicação social é dedicado para os estudantes de jornalismo, publicidade e profissionais da área. Há inúmeras palestras com alto nível de qualidade e também o estudante ganha a oportunidade de conhecer o exército brasileiro de perto. O evento durou no dia 19 de setembro até o dia 23.

Palestrantes do Ciclo de comunicação social:

                 General Barcellos (Chefe da comunicação social do exército)
                                   Foto: (Gabriela Orrutia)

     Explicou  a importância do exército na sociedade brasileira. Deixou claro que a missão do exército é integrar-se para a nação.

                               Jornalista Carlos Nascimento
          
                                  Foto: (Gabriela Orrutia)

      Abordou sobre a vida militar e a mídia. Passou a mensagem para os diversos estudantes de que o jornalista nasce para transcrever e faz parte da inteligência. Afirmou que o jornalista precisa obter a melhor informação. É preciso ter ética e respeito com a verdade.

                         Jornalista e escritor Laurentino Gomes
 
Foto: (Gabriela Orrutia)

     Abordou sobre a independência brasileira. Escreveu o livro 1808 sobre a vinda da corte portuguesa no Brasil. Para Laurentino, é preciso que o escritor saiba a linguagem adequada para o seu leitor quando escrever um texto.

        Nemércio Nogueira - Presidente do Instituto Vladimir Herzog
                                Foto: (Gabriela Orrutia)

      Abordou sobre as relações públicas nos dias de hoje. Disse que o Brasil vive uma "liberdade de expressão". Atualmente a comunicação é global e a informação é poder. Destaca que a sustentabilidade dentro de uma empresa tem o objetivo de melhorar a vida das pessoas.


                           José Luiz Martins - Publicitário
 
                                Foto: (Gabriela Orrutia)

    Abordou sobre a publicidade. Deu dicas de que na área da publicidade, o publicitário precisa criar uma alma para o produto que está divulgando. Inteligentíssimo, fez uma palestra divertida e descontraída.

                      Audálio Dantas - Jornalista e escritor
        
                                 Foto: (Gabriela Orrutia)

    Debateu sobre as transformações do jornalismo brasileiro. Relembrou a história do jornalismo brasileiro. Audálio afirma que hoje em dia a comunicação é extradiornária com toda a sua evolução.

                  Reinaldo Azevedo - Jornalista da Revista Veja
                                   Foto: (Gabriela Orrutia)

     Abordou que a verdade do jornalismo segue sendo uma só. Para Reinaldo o pluralismo na imprensa não significa verdade relativa. A verdade segue sendo uma só. O jornalista tem que ter um par de gostos e escrever a verdade de acordo com que a notícia seja. Polêmico, citou assuntos sobre a democracia, política, jornalismo e casamento gay. Tanto que também confessou que é contra o diploma do jornalismo.

                          Silvio Luiz - Jornalista esportivo
Foto: (Gabriela Orrutia)
     Simpático. Abordou sobre a importância do jornalismo esportivo e explicou passo a passo da sua carreira de jornalismo. Palestra descontraída e muito divertida.

                 Felipe Bueno Diretor da Rádio Sulamérica 92.1
                                  Foto: (Gabriela Orrutia)

    Abordou sobre a sua rádio que fala sobre o trânsito de são paulo. Para Felipe, os radialistas precisam saber como se deve agradar o ouvinte.
                                 
                  Marcelo Rezende - Jornalista da Rede Record
    Foto: (Gabriela Orrutia)

     Relatou passo a passo o início de sua carreira. Deu dicas de como deve se iniciar na carreira de jornalismo e abordou sobre o jornalismo investigativo.

                        Hans Donner - Designer da Rede Globo
                                    Foto: (Gabriela Orrutia)


     Relatou a paixão que tem pelo design. Foi uma palestra reflexiva sobre o relógio do tempo em que estamos o tempo todo ocupados. Com muita alegria.. Hans, afirmou que o seu projeto relógio timeline que será instalado na praia de Ipanema do Rio de Janeiro. Ele declarou o seu amor pelo Brasil.

                           Sandra Annenberg - Jornalista
      Foto: (Gabriela Orrutia)

     Debateu sobre os bastidores do Jornal Hoje que apresenta na globo. Relatou que a internet aproxima o contato com os telespectadores do Jornal Hoje. Dá muita importância pela era digital, mas deixa claro que com a evolução da internet é preciso que o jornalista sempre fale a verdade.

                              J.B. Professor de oratória
                                                          Foto: (Gabriela Orrutia)

    Relatou sobre a importância de saber português e como falar bem diante do público. Para ele, a comunicação é a ação de colocar ideias em comum.

                 Heródoto Barbeiro - Jornalista da Rede Record
                                                        Foto: (Gabriela Orrutia)

    Abordou sobre a tecnologia de antes e depois. Com o avanço da tecnologia é possível ver diversos sites de jornais estrangeiros na internet. Para Heródoto, hoje em dia não dá para segurar as notícias. Para o jornalista sobreviver no meio de toda essa evolução é não perder a sua marca e credibilidade.


 
                                                      Momento Tietagem

    
 Carlos Nascimento


     
 Reinaldo Azevedo


                                     Silvio Luiz

  
                                    Sandra Annenberg

 
                                    Hans Donner

     É possível perceber que o comando militar do sudeste surpreendeu os estudantes de jornalismo com palestrantes de um ótimo nível de qualidade. Claro que todos os estudantes foram embora para casa satisfeitos.

    Além disso, o CMSE levou os estudantes para conhecer o batalhão da pm do exército militar e visitar diversas emissoras de tv.

Pessoal do Ciclo na Rede Record no cenário programa hoje em dia. Estou no lado direito. 

    Não somente, o jornalismo foi abordado durante em uma semana. O exército demonstrou para nós que defende a pátria e é ombro amigo do próximo. A minha admiração pelo exército aumentou e virei mais fã ainda por eles interagirem com os estudantes de jornalismo.

          Uma equipe de primeira do exército que fizeram do evento a ser um sucesso!

     Não há palavras para explicar o quanto foi bom! Só devo dizer que aprendi muito durante uma semana participando das palestras e me senti privilegiada por ter conhecido o exército de perto. Tanto que também amei ter conhecido outros estudantes de jornalismo de diversas faculdades. É ótimo trocar experiências e conhecer o próximo.


Sentirei saudades!

Que este ciclo de comunicação permaneça por muitos anos para os futuros estudantes de jornalismo, publicidade e os profissionais da área.

Parabéns ao CMSE!























2 comentários:

Mauro disse...

Parabens. Gostei do resumo do V Ciclo e do blog em si. Vou insir seu blog no meu. SE possível, faça o mesmo com o meu. Continue firme.

Gabriela Orrutia disse...

Mauro obrigada! Já estouu te seguindo e gostei do seu blog também!

  ©Assuntos intermináveis - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo